quarta-feira, 30 de maio de 2012

NASF e Populações Vulneráveis


                O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) prevê a formação de equipes de profissionais que trabalham com a promoção e prevenção da saúde, desenvolvendo o trabalho de forma compartilhada com as Equipes de Saúde da Família. Assim, as ações de Promoção da Saúde no âmbito da Atenção Básica devem estar voltadas para os indivíduos e suas famílias e para os grupos de população vulneráveis.

Entendem-se como grupos vulneráveis, desde os grupos de indivíduos portadores de determinadas patologias ou agravos, como o diabetes; indivíduos portadores de determinados fatores de risco, como o alcoolismo ou excesso de peso; mas, também, grupos de indivíduos e famílias em condições de vulnerabilidade social, tais como: famílias em situação de extrema pobreza, famílias e grupos sociais que apresentam a violência como principal forma de manifestação nas suas relações interpessoais e com a sociedade, como gangs juvenis, a violência contra a mulher, idosos, crianças, entre outras formas.

Nesse contexto, as ações de Promoção da Saúde vão desde uma ação mais específica no campo da saúde voltada para os grupos vulneráveis como os portadores de patologias e de fatores de risco (através de grupos de orientação, atividade física, oficinas de alimentação, ações educativas nas escolas, etc) até ações mais abrangentes voltadas para superação das condições de vulnerabilidade social e econômica, primeiramente identificar esses grupos e o tipo de vulnerabilidade (que fatores a determinam) por meio das visitas domiciliares, assim, vinculando-os aos serviços de saúde para cuidar e principalmente mobilizar tal grupo.

Postado por: Fonoaudióloga equipe 008



domingo, 20 de maio de 2012

Nossos Atendimentos










Nossas Fotos











Dia 15 de março de 2012 - Pintamos e organizamos a nossa sala



















O Banner da Equipe 008 do NASF


Nossos Parceiros

Academia Show Fitness
Escola Ana Maria da Silva Ramos
Escola Nanci Nina Costa 
Escola Marinete da Silva Mira


Populações Vulneráveis

        Vulnerabilidade significa fragilidade, susceptibilidade, dependência. Qualquer pessoa doente é vulnerável. Grupos de doentes especialmente vulneráveis: crianças, idosos, doentes em cama, deficientes mentais, refugiados ou populações em guerra.
      Um dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), refere-se à equidade. A inclusão deste princípio nas formulação das Políticas de Saúde representa um avanço em sua dimensão organizacional, considerando a qual assistência à saúde deve ser prestada em nível individual e coletivo.
       A gerência de atenção à saúde de populações em situação vulnerável (GASPV) foi criada em 2007, com a missão de implementar, acompanhar e avaliar as políticas e programas de promoção da equidade, práticas educativas nos serviços de saúde, com vista a contribuir para a promoção da implementação de ações voltadas às populações vulneráveis.
      Linha de atuação da GASPV - Distrito Federal:
  • Saúde rural;
  • Saúde da pessoa com deficiência;
  • Saúde da população negra;
  • Saúde da população em situação de rua;
  • Saúde da população LGBT.